Iceberg é um grande pedaço de gelo formado por água doce solto de uma geleira. Os icebergs são arrastados para latitudes mais baixas auxiliados por correntezas marinhas frias de origem ártica ou antártica. Alguns icebergs de origem antártica alcançam 26º de latitude sul. Os que conseguem atingir estas longínquas distâncias se rompem em pedaços menores chamados “Growlers”, que acabam derretendo quando entram em contato com águas mais quentes dos mares do norte.
As correntes marítimas e o vento fazem os Icebergs serem levados a uma velocidade que depende de suas dimensões e forma, e das velocidades da corrente e do vento.
No Ártico, o maior número de correntes marítimas faz com que aumente a velocidade. Estes Icebergs têm formas tabulares, ou seja, formas de tijolos, ou irregulares.
Já na Antártica os blocos tem forma de tijolos porque se desprendem de plataformas regulares e não irregulares.
Para alguns estudos geológicos, estes, são importantes pois transportam sedimentos, ou seja, pedações que se acumulam tanto nos continentes quanto no fundo dos oceanos. Os Icebergs também podem ser rebocados e utilizados como fonte alternativa de água para irrigação de terras.
Reflexão : Os Icerberg derretem normalmente sob a ação dos raios do sol e da água do mar. Um Iceberg de 24m de altura e 91m de comprimento leva 80 dias para derreter em águas a 0°C. Em águas acima de 21°C desaparece em apenas oito dias. Ele pode medir quilómetros, o que se vê na superfície não é tudo, a maior parte do iceberg fica dentro da água. Este é formado por água doce que fica congelada em geleiras e quando se solta, navega pelo mar gelado sem destino.
Pesquisa : http://www.coladaweb.com/geografia/paisagens-naturais/iceberg e http://pt.wikipedia.org/wiki/Iceberg
Imagem : http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/iceberg/iceberg.php e http://vistageologica.blogs.sapo.pt/