segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Permanentismo/Contracionismo

No início do século XIX, a dinâmica terrestre era interpretada de duas formas, pelo permanentismo e pelo contracionismo
Em que o permanentismo defende que os continentes e os oceanos permaneciam estáveis, ou seja,  tinham a mesma posição e a mesma forma desde a sua formação.
Já o contracionismo afirma que o arrefecimento da Terra conduzia ao aparecimento de um certo movimento lateral  o que poderia originar cadeias montanhosas e dobramentos. Por conseguinte, mais tarde , Frank Taylor colocou em causa, defendendo que o calor da Terra não teve variações significativas, pelo menos recentemente , nos tempos mais recentes, por isso , deveriam ser postas em causa.

Referencias :
Google Imagens " Permeanentismo/Contracionismo"
Manual de Geologia, 12º ano, Porto Editora.

Falha de San Andreas ou Falha de Santo André

"No interior do nosso planeta, no ponto que os oceanógrafos chamam de “umbigo da Terra” e no qual se localiza a fronteira entre a crosta terrestre e os mantos de magma, há placas tectónicas que se encaixam como peças de um quebra-cabeça. Em algumas áreas do globo, essas placas deslizam umas sobre as outras e essa dança gera um atrito tão forte que empurra a crosta terrestre para cima – isso é um terremoto. Esse é o caso do San Andreas que está entre duas dessas placas tectônicas: a do Pacífico e a Norte-Americana." 

"Alguns terramotos relevantes:
A Falha de Santo André tem um histórico de notáveis abalos sísmicos:
  • 1857 - Com epicentro ao sul de Parkfield e magnitude 8,0 na Escala de Richter, causou apenas duas mortes.
  • 1906 - Conhecido como Sismo de San Francisco de 1906, deixou cerca de três mil mortos em decorrência dos abalos e incêndios subsequentes. Atingiu 7,8 graus na escala de Richter.
  • 1989 - Com magnitude de 7,1 na escala de Richter, este tremor causou 63 mortes e danos moderados em diversos lugares da Baía de São Francisco."


É uma falha geológica que se estende cerca de 1290 km através da Califórnia. Esta falha marca um limite transformante, encontro de placas tectónicas que se transformaram, isto acontece entre a Placa Norte-Americana e a Placa do Pacífico. A Placa Norte-Americana movimentava e para sudeste enquanto que a Placa do Pacífico movimentava-se para Noroeste. É uma falha conhecida pois produz vários sismos devastadores , como por exemplo um sismo que destruiu a cidade, o sismo de São Francisco que ocorreu em 1906.

Referências :
Google " Falha de San Andreas" 



quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Wegener


Albert Wegener nasceu a 1880 e faleceu a 1930 , o meteorologista e geofísico. Wegener é o autor da Teoria da deriva continental , este acabou por reflectir que os continentes eram constituídos por materiais pouco densos que estabeleciam sobre materiais mais densos parecidos aos que formam os fundos oceânicos.  chegou à conclusão que existiriam razões para esta teoria, razões morfológicas, razões geológicas, razões paleontológicas e razões paleoclimáticas. Porém, Wegener não conseguiu explicar qual a causa da movimento dos continentes.
"Os diferentes blocos continentais no decurso do tempo geológico ter-se-iam movimentado até ficarem nas posições actuais. De acordo com a teoria de Wegener, as cadeias de montanhas seriam o resultado de «colisões» entre as diferentes massas continentais. " Retirado do manual de 12ºano , Porto Editora.

Google imagens : " desenhos de Wegener "