"No interior do nosso planeta, no ponto que os oceanógrafos chamam de “umbigo da Terra” e no qual se localiza a fronteira entre a crosta terrestre e os mantos de magma, há placas tectónicas que se encaixam como peças de um quebra-cabeça. Em algumas áreas do globo, essas placas deslizam umas sobre as outras e essa dança gera um atrito tão forte que empurra a crosta terrestre para cima – isso é um terremoto. Esse é o caso do San Andreas que está entre duas dessas placas tectônicas: a do Pacífico e a Norte-Americana."
"Alguns terramotos relevantes:
A Falha de Santo André tem um histórico de notáveis abalos sísmicos:
- 1857 - Com epicentro ao sul de Parkfield e magnitude 8,0 na Escala de Richter, causou apenas duas mortes.
- 1906 - Conhecido como Sismo de San Francisco de 1906, deixou cerca de três mil mortos em decorrência dos abalos e incêndios subsequentes. Atingiu 7,8 graus na escala de Richter.
- 1989 - Com magnitude de 7,1 na escala de Richter, este tremor causou 63 mortes e danos moderados em diversos lugares da Baía de São Francisco."
É uma falha geológica que se estende cerca de 1290 km através da Califórnia. Esta falha marca um limite transformante, encontro de placas tectónicas que se transformaram, isto acontece entre a Placa Norte-Americana e a Placa do Pacífico. A Placa Norte-Americana movimentava e para sudeste enquanto que a Placa do Pacífico movimentava-se para Noroeste. É uma falha conhecida pois produz vários sismos devastadores , como por exemplo um sismo que destruiu a cidade, o sismo de São Francisco que ocorreu em 1906.
Referências :
Google " Falha de San Andreas"
Sem comentários:
Enviar um comentário