quinta-feira, 30 de abril de 2015

Carvão e Petróleo

O carvão, o petróleo e o gás natural têm todos a mesma origem: uma acumulação progressiva de animais, vegetais e de microorganismos que se foram lentamente transformando, durante milhões de anos, sob a acção de fenómenos de natureza mecânica, química e bacteriológica.

Dado que o carvão é estacionário, por ser sólido, o petróleo e o gás são móveis, por serem fluidos, isto originou a que estes fossem expulsos da rocha mãe, devido ao aumento da compactidade dos sedimentos e, sendo mais leves que a água salgada que geralmente os acompanha, ficaram sujeitos (o petróleo e o gás), a um sistema de forças que os encaminharam para a superfície, através dos poros e das fendas das rochas, até serem detidos por qualquer camada impermeável.
Assim bloqueados, o gás e o petróleo, impregnaram as rochas subjacentes, ocupando todos os espaços vazios que, normalmente seriam ocupados pela água.
O estudo sistemático do terreno, com o auxilio de técnicas especiais (geologia e geofísica), permite determinar os locais em que existem maiores probabilidades de encontrar estes produtos.
Reflexão : Concluímos então, que o carvão e o petróleo são rochas biogénicas... 

Sem comentários:

Enviar um comentário