terça-feira, 5 de maio de 2015

Tipos de Carvão

Carvão mineral : 
Rocha sedimentar biogénica formada a partir da transformação de matéria orgânica, resulta da incarbonização de restos vegetais e/ou animais.
Incarbonização – processo em condições anaeróbias, que leva ao enriquecimento percentual em carbono, a partir da matéria orgânica .




Turfa – carvão com muito baixo grau de incarbonização, resultante de musgos e outras plantas herbáceas em regiões frias (tundras, planaltos, etc.)Dado o seu baixo teor em carbono, o seu uso como combustível é restrito a zonas de exploração visto não justificar o seu transporte e é usado geralmente como fertilizante.



Hulha – é o carvão mais utilizado em especial em centrais termoelétricas. É utilizada nas centrais termoelétricas e na indústria da siderurgia. Também se extrai gás combustível da hulha. Elevado teor em carbono e elevado poder calorífico.




Antracite - carvão com mais de 90% de carbono, resulta do metamorfismo de outros carvões (altas pressões e temperaturas). Muito elevado poder calorífico e relativamente baixo o teor de voláteis.





Lenhite – carvão de baixo grau de incarbonização, resultante de plantas lenhosas, onde ainda se observa o aspeto de “madeira”. Usado como combustível próximo das explorações. A sua combustão liberta fumos e voláteis.




1 comentário: